Azul inicia venda de passagens para retomar voos, incluindo São Borja

43

Durante videoconferência com a presença do governador Eduardo Leite, senador Luis Carlos Heinze e do presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional, o deputado Frederico Antunes, a Azul Linhas Aéreas anunciou o início da venda das passagens para a retomada de oito novas rotas de voos regionais no Rio Grande do Sul. Todos os circuitos terão ligação com Porto Alegre e terão operações com aeronaves Cessna Gran Caravan, de nove assentos, da Azul Conecta. A venda de passagens será para o período entre 4 de agosto e 30 de setembro, com voos às terças e sextas-feiras. A partir de 1º de outubro os voos serão nas segundas, quartas e sextas-feiras. A passagem custará a partir de R$ 390,00.

Inicialmente, os voos de São Borja serão compartilhados com a cidade de Santa Rosa, já que se projeta demanda menor que a normal em consequência da pandemia. Outra rota compartilhará voos entre Alegrete, Bagé e Santa Cruz do Sul. Uma terceira rota reunirá, emergencialmente, as cidades de Erechim, Vacaria e Canela. Em todos os casos com conexão com Porto Alegre

O prefeito de São Borja e novo presidente eleito da Famurs, Eduardo Bonotto, saudou o retorno dos serviços e agradeceu o empenho coletivo de todos os setores envolvidos para que as operações possam recomeçar. “Setores essenciais como desenvolvimento econômico e incremento ao turismo serão diretamente beneficiados”, segundo ressaltou.

A volta dos voos regionais é viabilizada com apoio dos benefícios de um decreto de dezembro de 2020 assinado pelo governador Eduardo Leite. Atendendo pedido do deputado Frederico Antunes e outros parlamentares da Frente Parlamentar de Defesa da Aviação Regional, as empresas aéreas poderão baratear o ICMS sobre o querosene utilizado na aviação. O pode ficar em apenas 4%, dependendo da frequência dos voos e da capacidade das aeronaves em circulação.

O consenso entre os representantes do governo estadual, da Assembleia Legislativa e Azul Linhas Aéreas é de que a recolocação dos serviços em operação representará colocar em ação a maior rota de voos regionais no país.

A Azul manteve sua operação em Porto Alegre durante a pandemia e reiniciou os voos em Pelotas e Santa Maria em dezembro do ano passado. Em fevereiro deste ano foi a vez de Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul voltarem a receber aeronaves da companhia. O último aeroporto a ser reaberto será o de Passo Fundo, que passa por obras no seu aeroporto e deve voltar em setembro. Enquanto isso, as cidades de Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana terão ampliado o número de voos durante a semana.

Texto e foto: DECOM SB