O Rio Grande do Sul terá três dias de mobilização – terça, quarta e quinta-feira – para votar na Consulta Popular 2017 indicando demandas prioritárias para 2018. Em São Borja a prefeitura organiza equipes que trabalharão no processo de votação presencial pelos eleitores, utilizando-se de um aplicativo produzido pelo governo do estado.
A prefeitura mobilizará três grupos de trabalho, divididos em diferentes pontos da cidade, tendo a finalidade de garantir à população chance de participação no processo. O eleitor deve dispor do título e ser votante no município.
Caso o título esteja cadastrado em cidade de outra região do estado automaticamente o sistema remete para as demandas daquela localidade. A cédula do Corede Fronteira Oeste, que vale para São Borja, é composta por seis demandas, cabendo ao eleitor escolher uma delas.
São as seguintes as demandas colocadas como alternativas:
1 – Saúde – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS (unidades básicas, unidades de média complexidade e hospitalares).
2 – Cultura, Turismo e Esportes: Plano de Desenvolvimento Turístico Regional.
3 – Agricultura: Pavimentação urbana e rural para melhorar o acesso aos municípios.
4 – Desenvolvimento Rural – Apoio ao desenvolvimento da Agricultura familiar.
5 – Desenvolvimento Rural – Organização de exposições, feiras de produtos para integração comercial regional.
6 – Obras: Pavimentação urbana e rural para melhorar o acesso aos municípios.