Em São Borja as pessoas que desejam parar de fumar podem acessar um dos grupos de combate ao tabagismo, coordenado pela psicóloga do NASF, Laura Gattiboni. A partir do dia 3 de novembro, às 13h15min, na Sala do Servidor, a Secretaria da Saúde estará abrindo mais um grupo de apoio. Os encontros serão realizados semanalmente.
Esta atividade vem sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal desde 2010, quando o município instituiu o Programa de Combate ao Tabagismo, seguindo os padrões do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde. A forma de trabalho é através de palestras educativas em relação ao malefícios do cigarro. Os pacientes também recebem auxílio psicológico e medicação em casos necessários.
O tratamento é desenvolvido através da abordagem cognitivo comportamental. A terapia consiste em mudar hábitos do comportamento dos fumantes, apontando alternativas para lidar com a dependência e para viver sem o cigarro. O trabalho é realizado por etapas, primeiro o grupo realiza cinco encontros semanais, depois os participantes são avaliados clinicamente e para finalizar o processo, são acompanhados durante um ano em encontros mensais.
O Programa de Combate ao Tabagismo em São Borja, conta com uma equipe capacitada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde, que juntos proporcionam uma formação integrada aos agentes que desenvolvem o projeto nas cidades. No município, fazem parte da equipe, a psicóloga Lisiane Kessler, o farmacêutico Andrei Poersko e os médicos José Volnei Pires e Viviane Schimidt .
Interessados em participar do novo grupo deverão comparecer na primeira reunião.
Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja