A Secretaria Estadual da Agricultura está confirmando a prorrogação, até 16 de junho, da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura, que havia recebido a solicitação na semana passada, oficializou a prorrogação ao secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo.
O motivo principal apontado diz respeito ao prolongado período de chuvas e instabilidade do tempo, situação que dificulta o manejo do rebanho. A vacinação, específica para os rebanhos bovino e bubalino, de todas as idades, iniciou em primeiro de maio e terminaria no dia 31.
Ao longo do mês passado foram imunizados nove milhões e 800 animais, ou seja, pouco mais de 71% de todo o rebanho, de 13 milhões e 800 mil cabeças. Em São Borja, a Inspetoria de Defesa Agropecuária confirma prorrogação até 16 de junho da campanha de vacinação contra a aftosa.
O inspetor Alcides Koslowski diz que, no município, estão vacinados 75% dos rebanhos bovino e bubalino. O número de animais aproxima-se das 190 mil cabeças, um pouco mais do que era projetado, em função do ano de menos negócios no campo.
No dia 16 também estará se encerrando o prazo para a entrega da Declaração Anual de Animais na Inspetoria, procedimento que é obrigatório.