Secretaria da Saúde tem nova gestão

1348
Fonte: DECOM Prefeitura de São Borja

A quinta-feira (06/04) na Prefeitura foi marcada pela despedida do secretário da Saúde, Dr. Luciano Loureiro, que a partir de agora prestará apoio voluntário frente à pasta. Quem assume em seu lugar é a enfermeira e atual coordenadora da pasta, Michelly Martins Cherobini.

Com o objetivo de explicar os motivos de sua saída e apresentar a nova titular da Secretaria da Saúde, a dupla juntamente ao prefeito Eduardo Bonotto e o vice Roque Feltrin, concederam entrevistas nas rádios da cidade.

Na oportunidade, Loureiro alegou questões particulares e profissionais que motivaram sua saída. Explicou que as dificuldades de conciliar as duas funções, na clínica especializada em otorrinolaringologia e na secretaria, os quais foram os principais motivos da sua decisão.

O ex-secretário trabalhou nesses três meses reestruturando a pasta da saúde. Luciano Loureiro se preocupou em padronizar os atendimentos nas Estratégias da Saúde da Família (ESFs) e elaborou protocolos que estabelecem diretrizes aos profissionais que atuam nas unidades. Mostrou a necessidade de se fazer gestão em saúde pública, planejar ações, e focar na prevenção da doença e promoção da saúde.

Nesse período, Loureiro fez questão de reunir cada equipe das ESFs e discutir condutas proativas em que os profissionais precisam interagir com a comunidade. Inúmeras vezes Loureiro frisou o papel dos agentes de saúde em uma estrutura preventiva, cobrou que os profissionais deveriam atuar nas ruas, monitorar pacientes e avisar sobre possíveis situações de risco.

Foram 90 dias que oportunizaram inúmeras adequações na Secretaria da Saúde, projetos estabelecidos, dívidas com fornecedores pagas, novos profissionais contratados e equipes formadas. Luciano mostrou o dever de se fazer uma gestão adequada em saúde que atenda as necessidades da coletividade, lembrou que os recursos são limitados e atualmente a demanda tem sido maior que capacidade de atendimento.

Esclareceu também que se não houver uma regulação e algumas atividades de promoção em saúde, as receitas serão sempre insuficientes para atender todas as atribuições. Por fim, Luciano Loureiro ainda assinou um protocolo que estabelece um plano de ação para abertura da UPA em 180 dias.

Bonotto fez questão de agradecer ao trabalho de Luciano Loureiro que reorganizou a estrutura municipal, e também informou que o médico continuará dando suporte ao governo. De forma gratuita, Loureiro destinará algumas horas do seu tempo prestando consultoria e dando continuidade aos projetos que estão em andamento como abertura da UPA, Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CER) e outros.

Bonotto também mostrou que a nova secretária da Saúde, Michelly Martins Cherobini, do mesmo modo que atende o perfil técnico exigido para pasta, é uma pessoa que participou de todas as modificações implantadas na secretaria nos últimos meses.

A nova titular da pasta Michelly Cherobini destaca que o trabalho continuará focado na saúde preventiva, no fortalecimento da chamada atenção primária, bem como, no planejamento e na gestão de um sistema resolutivo e eficiente.