O Partido dos Trabalhadores, PT, assinou o protocolo de intenções com o Partido Democrático Trabalhista, PDT, e outros oito partidos, finalizando assim a coligação para a disputa das eleições municipais deste ano. No dia três de junho aconteceu uma reunião, onde incialmente assinaram este mesmo protocolo o PDT, PSB, PR, PEN, PSD, PMDB, PMN, SOLIDARIEDADE e PSC.
O PT, partido que faz parte da atual coligação que administra a prefeitura de São Borja, naquela oportunidade, preferiu aguardar mais alguns dias para realizar a confirmação. O presidente em exercício do Partido dos Trabalhadores, Doda Loureiro, disse que o PT precisava realizar algumas avaliações internas, antes de tomar a decisão.
Após reuniões e negociações, o partido preferiu seguir na coligação, apoiando assim à candidatura a reeleição de Farelo Almeida. Loureiro explica que muitas bandeiras ideológicas do PDT são semelhantes às teses defendidas pelo PT.
Além disso, ele justifica que programas sociais que são realizados em São Borja devem ser mantidos e que o PDT foi aliado do PT em nível nacional, durante a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
O presidente do PDT em São Borja, Márcio Cristiano da Rosa, disse que com a assinatura do PT, considerada consolidada a coligação que vai disputar as eleições deste ano. Na próxima terça-feira o partido vai realizar um evento especial em homenagem a Leonel Brizola, e para este mesmo dia confirma a pré-convenção para a definição da nominata dos pré-candidatos a vereador e anuncio oficial da formação da chapa com os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2016.
Existem muitos nomes sendo especulados nos últimos meses para a candidatura a vice-prefeito, mas a possibilidade que mais ganhou força nos últimos dias é da confirmação do vereador Tiago Cadó para concorrer ao cargo, formando assim uma cabeça de chapa com integrantes do PDT.
Para essa pré-convenção que acontece na terça, a partir do meio dia, já estão confirmadas as presenças do pré-candidato a presidente, Ciro Gomes, do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do deputado Federal Afonso Motta e da deputada Estadual, Juliana Brizola, entre outras lideranças partidárias.