Continuam sendo desenvolvidas em São Borja às atividades do Projeto Visitar, do Hospital Ivan Goulart. De acordo com a coordenadora dessa ação, a assistente social Maiara Fontella, o objetivo do projeto é visitar a residência de pacientes que estavam internados no hospital e receberam alta médica.
Diariamente um cronograma é preparado e os integrantes do projeto, que incluem profissionais de vários setores, se deslocam até a casa dos pacientes. Maiara explica que esse não é um serviço exclusivo de pessoas que são internadas de forma particular.
Pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS, e outros planos, também estão incluídos no cronograma. A enfermeira Michele Chiquim, que também integra o Projeto Visitar, diz que é extremante importante essa ação, pois, em muitas oportunidades, quando os pacientes recebem alta, eles não assimilam muito bem às orientações que são repassadas pelos médicos, devido a muitos fatores, entre eles, o alto grau de estresse.
Ao visitarem o ambiente doméstico, os profissionais conseguem repassar orientações dentre da realidade dos pacientes. Com isso, o grau de novas internações das mesmas pessoas diminuiu de forma significativa nos últimos meses.
Michele explica que muitas vezes, pessoas recebem alta, mas devido a falta de cuidados básicos, acabam retornando ao hospital em quadros clínicos mais graves. Além das visitas, outras ações são desenvolvidas, como palestras em centro comunitários dos bairros e vilas da cidade.
Nessa semana, o projeto montou grupos com a comunidade de Nhu-Porã, para a realização de atividades físicas, como forma de promover a saúde e o bem estar para as pessoas da comunidade de São Borja. Os encontros nessa comunidade serão fixos todas às segundas-feiras pela manhã, a partir das 09hs.