Ocorreu hoje (29) cerimônia de outorga de medalhas Moysés Vianna do Mérito Eleitoral. A homenagem é conferida a personalidades que se destacaram em matéria de Direito Eleitoral ou no aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral.
Na ocasião, foram agraciados com a comenda o ex-presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, o membro do Pleno, que participou hoje de sua última sessão de julgamento como titular da Corte Eleitoral, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, e o ex diretor-geral da instituição, Josemar dos Santos Riesgo.
O evento, realizado de forma semipresencial, teve a abertura do presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. Em seguida, o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Francisco José Moesch, fez a leitura dos currículos dos homenageados e dissertou sobre a importância da condecoração, alusiva ao juiz que perdeu a vida em defesa da democracia.
Na sua manifestação, Thompson Flores agradeceu a homenagem e garantiu sentir-se honrado em ter integrado o Pleno do TRE-RS.
Em seguida, Villarinho saudou todos os presentes e agradeceu a homenagem. Registrou a satisfação em retornar ao TRE-RS, instituição na qual afirmou ter renovado o aprendizado, crescido, pessoal e profissionalmente, e contribuído, junto com magistrados e servidores, para que os serviços da Justiça Eleitoral fossem prestados a sociedade com legitimidade e eficácia.
Por fim, Riesgo saudou os presentes e os que assistiam a solenidade virtualmente. Lembrou os 32 anos dedicados ao TRE-RS, desde o seu ingresso na instituição até assumir o cargo de diretor-geral. Garantiu estar grato pelas oportunidades e desafios recebidos e espera ter correspondido todas as expectativas.