A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) em São Borja e a Liga de Defesa Nacional (LDN) confirmam a programação da cerimônia de recepção de centelha do Fogo Simbólico da Pátria/2021. O ato está previstos para próximo o dia 17, quarta-feira, às 16 horas, na Plataforma Cívica Teotônio Vilela, localizada na Praça XV de Novembro. O Fogo Simbólico será conduzido pela LDN para os vários municípios gaúchos, com recepção solene pelas autoridades locais.
A centelha chegará em São Borja pelo trevo de acesso à cidade, na BR 472, saída para Itaqui. A condução do Fogo Simbólico será em forma de rodízio entre militares e corredores de rua. O trajeto até a Praça XV de Novembro, será pela Avenida Presidente João Goulart e ruas Eurico Batista da Silva e Cândido Falcão, vindo a seguir pela Presidente Vargas, até atingir a Plataforma Cívica Teotônio Vilela na praça.
A recepção na Plataforma Cívica será pela Liga de Defesa Nacional, 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada, 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e Coudelaria de Rincão. Ainda participam o 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Associação dos Corredores de Rua de São Borja (Ascors). Ao final da cerimônia na Plataforma Cívica, a centelha do fogo simbólico será conduzida por militares até o 2º RC Mec.
Quanto à programação que será cumprida durante a Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, ainda está em fase de definição. Uma reunião da comissão central de eventos está marcada para esta quinta-feira, dia 12, às 15h. O encontro ocorrerá na Secretaria Municipal de Educação, reunindo a equipe que trabalha em torno da programação.
Texto e foto: DECOM PMSB