O credenciamento do Centro de Oncologia junto ao SUS – Sistema Único de Saúde já vem sendo pauta há anos do Hospital Ivan Goulart, que trabalha em ações incansáveis em conjunto com autoridades para que esse serviço venha a acontecer e passe a se tornar uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. Com esse objetivo, ontem pela parte da tarde, a instituição recebeu uma notícia de extrema importância nesse processo, pois a penúltima etapa, análise técnica, foi aprovada pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES do Ministério da Saúde e pelo seu respectivo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle – DRAC. Essa era a fase mais difícil, a qual alcançou êxito.
Atualmente, o serviço do Centro de Oncologia do HIG atende pacientes particulares e convênios, entretanto a intenção é que o mesmo seja estendido aos usuários do SUS, sendo essa, uma das principais prioridades da administração da instituição que com responsabilidade e transparência está buscando esse serviço.
Para contextualizar o leitor, a Diretora Executiva do HIG, Fernanda Bonotto, pontua que dentre as tratativas, foram realizadas reuniões e a adequação de toda documentação e as correspondentes solicitações por parte do Governo Estadual e do Ministério da Saúde para que o credenciamento viesse a ocorrer em um futuro próximo, pois o Centro de Oncologia possui infraestrutura e profissionais capacitados para que aconteça a ampliação dos atendimentos e, neste sentido, seja suprida uma demanda em nível municipal e regional.
Observa-se ainda, que a etapa atual, já aprovada, corresponde a uma grande expectativa junto à instituição, já que, a partir de agora se dará início a última fase que se refere ao financeiro, ou seja, a questão de liberação de recursos públicos, essa que já está sendo analisada pelo Ministério da Saúde. A previsão de retorno é para a segunda semana do mês de setembro.
Fernanda Bonotto relata que a administração recebeu a notícia com entusiasmo para que logo essa pauta seja resolvida e venha a somar junto ao hospital e atender as demandas da comunidade. “Estamos otimistas com o retorno do Ministério da Saúde e confiantes que realizamos um trabalho efetivo para que o resultado seja positivo”, finaliza.
Texto e Imagem: Assessoria de Comunicação e Imprensa – HIG.