Vai acontecer em São Borja no dia cinco de novembro um evento de abrangência internacional do projeto Relâmpago, de controle meteorológico.
Já funciona na cidade a estação de monitoramento climático em toda a região e em novembro haverá seminário a respeito e ato inaugural do sistema em operação. A coleta de dados em São Borja usará o período que corresponde aos meses de novembro e dezembro.
Isto porque, nesse período, é que são normalmente registradas as ocorrências mais severas em relação a adversidades climáticas como tornados, tempestades, ventania, granizo, grande incidência de descargas atmosféricas, intensos volumes de chuva e também enchentes.
Esses temas também serão objeto de palestras e debates no dia cinco de novembro neste encontro programado para acontecer no Instituto Federal Farroupilha.
Para essa programação, além de lideranças locais e da comunidade, são esperados representantes dos vários municípios das regiões das Missões e Fronteira Oeste e de países latino-americanos.