Na próxima semana estará acontecendo uma reunião do Corede onde estarão sendo definidas algumas demandas para a votação de 2018. Segundo Hugo Ximenes, do Corede Fronteira Oeste, possivelmente neste encontro estarão sendo agendadas as datas das assembleias regionais que definirão as demandas que serão colocadas à disposição da comunidade.
Em função do ano eleitoral em 2018, está confirmada a realização mais cedo do processo da Consulta Popular que indicará demandas para 2019. A votação vai acontecer nos dias 19, 20 e 21 de junho.
A ideia é que também nesse período já esteja definido o ranking de demandas para 2019. Existe, porém, um impasse sobre o montante de recursos a ser colocado à disposição pelo Estado.
Para 2018 foram confirmados R$ 60 milhões para todo o Rio Grande do Sul. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população.
A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como a quantidade de habitantes e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico.