Com objetivo de envolver ainda mais pessoas em 2019 a programação do “Maio Amarelo” em São Borja começa no dia 25 de abril. A comissão organizadora confirmou que a primeira atividade será uma carreata.
A concentração será na rua Silva Jardim, 1366, bairro Pirahy, a partir das 17h. Além dos organizadores, pessoas da comunidade poderão participar da carreata, que vai passar por vários bairros de São Borja.
Após uma solenidade simbólica de abertura do “Maio Amarelo” será realizada no saguão da Prefeitura, às 19h. Agentes do Departamento de Trânsito irão acompanhar as ações e a sonorização e apresentação do evento serão de responsabilidade do Departamento de Comunicação do Poder Executivo. Neste ano, o “Maio Amarelo” terá como tema a campanha “No trânsito, o sentido é a vida”. As atividades que serão realizadas no município propõem o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.
A campanha é um convite a todos os condutores e pedestres para optarem por um trânsito mais seguro. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, normalmente, os acidentes não acontecem por um acaso, mas sim, são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Cerca de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.
O diretor de ensino do CFC Fronteira, Lindolfo Hardt, que também é representante do Observatório Nacional de Segurança Viária no município, destaca que o envolvimento de todos é muito importante, para que a mensagem de um trânsito mais seguro seja difundida.
Estarão participando das atividades do “Maio Amarelo” em São Borja o Instituto Federal Farroupilha, CRVA, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, CFC Vioeste, Rota Sistemas de Segurança, Escola Recanto da Alegria, Prefeitura, Companhia de Engenharia, Hospital Ivan Goulart, Mobilitá e Polícia Rodoviária Federal.
O CFC Fronteira está organizando as ações, em conjunto com as empresas e intuições.