Desde o início da manhã de hoje (10/04), começou a Campanha contra a Gripe A. A estimativa é que o município receba 23.676 doses, divididas em sete etapas durante toda campanha, esta que encerra 26 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios terão que imunizar cerca de 90% da população pertencente aos grupos de risco.
Nesta semana, apenas os profissionais da saúde e grávidas poderão se vacinar. As imunizações estão sendo realizadas na Central de Vacinas, localizada no Antigo Hospital São Francisco, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e também nas ESFs das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.
Na próxima semana começam a ser imunizados os demais grupos prioritários: puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, para estes é necessário apresentação de receita médica solicitando a vacina e o CID (Classificação Internacional da doença); por fim os professores, que devem apresentar um documento comprovando atividade.
O dia “D” de Vacinação contra a Gripe A está marcado para o dia 13 de maio, das 8 às 17horas. A Secretaria Municipal da Saúde lembra que é importante a apresentação do cartão de vacinas no momento da vacinação e também alerta para que a população de risco procure a ESF mais próxima da sua residência.