Os Bombeiros estarão finalizando nessa semana um balanço sobre as ocorrências relacionadas a fogo em vegetações e lixos em São Borja durante o mês de julho. O tempo seco nas últimas semanas é o motivo apontando para um aumento neste tipo de ocorrências na cidade.
Segundo o comandante da corporação local, sargento Elvis Pimentel, em média, foram atendidas de três a cinco ocorrências, por dia, durante o mês passado. Esse número é considerado bastante elevado e o comandante destaca que na maioria das vezes, esse focos de incêndios são causados por pessoas da comunidade.
Pimentel explica que existe uma dificuldade bastante grande em identificar o causadores desses transtornos. Em algumas oportunidades, quando são realizadas denúncias, os informantes se negam a representar contra os criminosos, por medo de represálias.
Uma ação que seria bastante eficiente nesses casos é se a Patrulha Ambiental acompanhasse os Bombeiros nessas ocorrências. Aconteceu uma tentativa de realizar isso em São Borja, porém, a experiência acabou não dando certo, segundo o comandante dos Bombeiros.
Apesar disso, a chuva que está sendo registrada nesta quarta-feira é comemorada, porque pode amenizar um pouco a situação da seca no município.