Aos poucos, São Borja avança na implementação do seu Plano Municipal de Educação. Reunião recente constituiu em definitivo o Fórum Municipal de Educação, colegiado formado por trinta diferentes instituições ligadas ao setor educacional e à representação cultural e comunitária.
Uma das tarefas é monitorar o andamento das ações programadas pelo Plano Municipal. De todas as instituições que integram o Fórum, 25 estiveram representadas no encontro, que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação.
Uma das pautas trabalhadas, durante a reunião, foi a formação das diversas comissões, integrantes do Fórum, para acompanhamento das atividades do plano educacional. Formada por quatro membros, a Comissão Central terá como atribuição geral o acompanhamento de todos os trabalhos.
O supervisor deste grupo e dos demais será o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon. Também foi formada a Comissão Executiva do Fórum, com treze integrantes.
Igualmente foram formadas nove Câmaras Temáticas, abrangendo os diversos setores de atuação na área educacional do município. Ainda foi constituída a Comissão Técnica, uma das de papel mais importante, conforme o secretário João Carlos Reolon.
São dez os membros integrantes, representando a Secretaria e o Conselho Municipal de Educação, a Trigésima Quinta Coordenadoria Regional de Educação, as unidades locais da Universidade Federal do Pampa e do Instituto Federal Farroupilha e ainda a Câmara Municipal de Vereadores. Este grupo fará o acompanhamento permanente sobre todas as ações está aprontando um cronograma de trabalho.