Na última segunda-feira, 31, a Comissão Avaliadora do 5º Prêmio GPSNet de Arte no Muro composta pelo poeta e compositor Clemar Dias, professoras Marcela Guimarães e Tanea Koslovski, além do artista plástico Rossini Rodrigues escolheram as 15 obras finalistas que serão pintadas no muro desta edição do projeto.
Sendo assim, as obras, primeiramente classificadas nas escolas participantes, foram entregues e lacradas na GPSNet no dia 28 de outubro, até passarem pela escolha final, que classificou tais pinturas: Cantiga do Rio e Remo (E.E.E.M. Apparício Silva Rilo) do aluno Victor Silva, Era Uma Vez (C.E.S.B) do aluno Roberto Motta, Um Samba para Cantar uma Cidade (E.M.E.F. Duque de Caxias) da aluna Estela Ramos, Janaína (C.E. Getúlio Vargas) da aluna Giselle Miranda, Musicalidade Nativa (IF Farroupilha) da aluna Sheila Belmonte, Bailão da Tia Ramona ( E.E.E.F. Ivaí) da aluna Nataly Vieira, A Canção de São Borja (E.E.E.M. Militina Pereira Alvarez) da aluna Caroline Boeira, O Esquilador (E.E.T. Olavo Bilac) do aluno Mateus Molina, São Borja: Amo esse Lugar (E.E.E.F. Olinto Dornelles) do aluno Lucas Lima, Era Uma Vez (E.M.E.F. República Argentina) do aluno Flávio Roballo, São Borja em Cores e Ritmos (C.S. Coração de Jesus) da aluna Tamara Schwengber, São Borja Canta: Passado e Futuro (E.E.E.M. Tricentenário) da aluna Dalvana Guimarães, A Noiva do Rio Uruguai ( E.E.E.F. Tusnelda Lima Barbosa) do aluno Bruno Rodrigues, 1º Dos Sete Povos (E.M.E.F. Vicente Goulart) do aluno Gustavo Froner e Aos Desgarrados (E.E.E.F. Viriato Vargas) do aluno Mateus Augusto.
Após esta escolha, os alunos que tiveram as obras classificadas vão passar por uma Oficina de Artes ministrada pela professora de Artes do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, Carolina Pinheiro no próximo dia 08 de novembro. A atividade está prevista para acontecer na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja.
O muro comtemplado para esta edição fica situado na rua Olinto Arami Silva com a 20 de setembro. Assim, o 5º ano do projeto Arte no Muro vai marcar a pintura de todos os lados do prédio do antigo Hospital São Francisco, visto que a 3ª e a 4ª edição também aconteceram nas dependências do mesmo.