A Secretaria Municipal de Saúde realizará o “Dia D”, alusivo ao Janeiro Branco (Saúde Mental) e Roxo (Todos Contra a Hanseníase), no dia 27 de janeiro, na Praça XV de novembro, das 08h às 12h.
A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental. Cada vez mais a população adoece em saúde mental e só busca ajuda quando está em depressão profunda ou ansiedade extrema tendo assim que já entrar com medicamento através do psiquiatra. Em São Borja os indicadores mostram uma média de 600 atendimentos por mês, tendo como os principais transtornos mentais em 2022 a ansiedade e a depressão.
Já o Janeiro Roxo é um movimento que busca informar e conscientizar as pessoas sobre a prevenção à hanseníase. A hanseníase é uma doença crônica e transmissível, causada por uma bactéria que se multiplica lentamente, levando a sintomas que podem demorar até 20 anos para aparecer. Entre as sequelas mais comuns da doença estão deformidades nas mãos e nos pés e até perda de visão. Em São Borja existe o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que realiza atendimento aos casos de hanseníase e faz o acompanhamento e tratamento de forma totalmente gratuita pelo SUS.
Ao longo do mês as campanhas foram intensificadas no município com a realização de atividades educativas e informativas sobre os temas, como rodas de conversas nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família), distribuição de materiais informativos como folders, flyers, cartazes, etc. Além de realizados encontros de capacitação com os profissionais que atuam na Atenção Básica em Saúde da Rede Municipal. Agora, o Dia D encerra as ações do mês e durante o evento haverá orientação, ações de prevenção e encaminhamentos aos serviços de psicologia e aos serviços do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), aos pacientes que necessitarem.
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca a importância da ação que facilita o acesso da comunidade aos serviços de saúde e chama atenção para as duas campanhas que tratam de temas extremamente relevantes.
Já a Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, convida toda comunidade a participar do Dia D e usufruir de todos os serviços gratuitamente. “Nosso objetivo é também captar o público que hoje necessita, bem como, orientar quanto ao fluxo e porta de entrada aos serviços da rede pública de saúde”, enfatiza.
Texto e foto: DECOM PMSB