O prefeito Eduardo Bonotto, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Eugênio Dutra participou do encontro com a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, com o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, autoridades, lideranças e representações, a fim de discutir a situação de emergência enfrentada pelos municípios gaúchos em razão da estiagem.
Durante a presença da comitiva no município de Santo Ângelo, o prefeito Bonotto, e também presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), destacou a mobilização realizada pelos representantes municipais em prol de alternativas viáveis que auxiliem os municípios no enfrentamento dos déficits ocasionados pela seca.
“Nesse momento de dificuldades, temos que estar unidos em busca de proporcionar soluções aos municípios que vem enfrentando os resultados da estiagem, seja com danos humanos, na agricultura, pecuária ou no assistencialismo. Nosso objetivo é facilitar aos gestores, processos, recursos e demandas necessárias para que a comunidade sinta-se segura e capaz de ultrapassar todos os desafios causados pela seca”, pontuou Bonotto.
A ministra Tereza Cristina, ouviu a todos atentamente, reforçando o compromisso do Governo Federal em dar suporte aos municípios. Tereza recebeu ainda, das mãos do prefeito Bonotto, um documento criado coletivamente na última mobilização sobre o tema, organizada pela Famurs, com reivindicações dos gestores que estão em situação de emergência devido a estiagem, solicitando ações de apoio e aporte financeiro para que alternativas sejam possíveis.
Bonotto relembrou ainda, que com a mobilização coletiva, algumas medidas já foram conquistadas pela Famurs em prol dos municípios, como a garantia de anistia do milho no programa Troca-Troca de sementes; a garantia de cestas básicas por 6 meses aos municípios com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal; a liberação antecipada de sementes forrageiras; a garantia de emissão dos laudos agropecuários pela Emater; a garantia de estudo pelo Governo para a isenção de ICMS de milho na importação por pessoa física; a garantia de empenho na solução para entendimento referente a reserva de água em áreas de app para irrigação; e a garantia de avaliação pelo Governo do Estado para repasse direto para os municípios dos recursos do Avançar.
A comitiva também aproveitou a estadia para visitar lavouras no Distrito de Buriti e acompanhar de perto, a situação da estiagem na região.
Fotos: Fernando Gomes.
Texto: DECOM PMSB