Na última semana, a equipe técnica do CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Ivan Goulart recebeu uma capacitação para otimização e criação de novos protocolos de uso da ressonância magnética. Esse treinamento foi ministrado pelo físico médico, Alexandre Martins.
Portanto, na ocasião, foram adequados os protocolos para que a unidade disponha do serviço de ressonância magnética de abdome superior, utilizada para avaliação e diagnóstico de alterações do fígado, do pâncreas e da vesícula, por exemplo. O CDI também contará com colangioressonância que se trata de um exame específico para a identificação de patologias das vias biliares e da vesícula biliar e, também, contribui para a avaliação de colangites e algumas malformações.
O médico radiologista, Dr. Jonas Lattik Hickmann, ressalta que esses exames complementam casos em que a tomografia e a ultrassonografia não são conclusivas e, assim, se tornam um meio necessário para respostas de perguntas específicas. “É um avanço muito importante, pois vamos conseguir resolver mais casos do que antes e termos maiores conclusões nos diagnósticos”, diz Jonas.
Conforme a diretora executiva do HIG, Fernanda Bonotto, esses exames eram tidos como uma demanda do hospital a ser cumprida e, neste sentido, ela ressalta que a partir de agora os pacientes não precisarão mais se deslocar para outras cidades a fim de realizarem esses procedimentos.
Texto e foto: ACI – HIG