No dia 10 de outubro comemora-se os 339 anos de fundação do município de São Borja. É também o Dia do Padroeiro São Francisco de Borja. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com a Paróquia São Francisco de Borja, realizará programação alusiva à data.
A programação será na sexta-feira, dia 8, começando com a exposição de fotos históricas, ao longo do dia, em frente à igreja matriz São Francisco de Borja. Já a partir das 19 horas, com transmissão pela internet e redes sociais, acontece uma ‘live’, com depoimentos de historiadores e religiosos.
A mostra fotográfica exibirá uma série de imagens do padroeiro São Francisco de Borja e ainda de personagens que tenham relação com o processo de formação histórica da antiga redução jesuítica. O historiador Clóvis Benevenuto é um dos responsáveis por reunir o material em exposição. Também poderão ser vistas fotos de roupas e adornos pessoais usados à época da formação de São Borja e ao longo da sua evolução.
Enquanto isso, a live, no início da noite, também terá a participação de historiadores e pesquisadores da história de São Borja. Do mesmo modo, darão seus depoimentos padres das igrejas São Francisco de Borja e Imaculada Conceição. Além de aspectos da trajetória histórica, eles também farão resgates da rotina religiosa na antiga redução missioneira.
A formação histórica de São Borja está materializada no Monumento do Tricentenário, erguido na região Sul da cidade, quando esta completou 300 anos. As diversas etapas da evolução histórica, política e econômica de São Borja estão representadas no monumento. Ele fica na praça junto à Estação Rodoviária, também chamada Tricentenário. Um projeto está sendo pensado para revitalizar o local.
Texto e foto: DECOM PMSB