Semana Farroupilha 2019 terá programação municipal

914

Na quinta-feira (25/07) a Prefeitura realizou a primeira reunião a fim de definir a programação oficial da Semana Farroupilha no município. Além dos tradicionais jantares e bailes gaúchos, a intenção é desenvolver também ações voltadas à cultura.

São Borja ostenta o título de “Capital Gaúcha do Fandango” e é conhecida no Estado pelos grandes bailes realizados pelas entidades tradicionalistas. No entanto, o objetivo deste ano é que a Prefeitura se integre ainda mais aos festejos, definindo uma programação municipal, realizando e apoiando diversas atividades durante o mês de setembro. Ficará à cargo do poder público também a confecção de um livreto que servirá como base para o Desfile Farroupilha de 20 de setembro.

A mobilização com a Semana Farroupilha inicia na cidade a partir de 13 de setembro com a chegada da Chama Crioula. O tema dos festejos deste ano é “Paixão Côrtes: vida e obra”. Essa temática é definida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para todo o estado, porém, cada município deve escolher um patrono e São Borja ainda não definiu quem será o homenageado com esse título em 2019.

A Administração trabalha fortemente o título de Capital do Fandango como potencial turístico para a cidade. São desenvolvidas ao longo do ano diversas atrações a fim de fomentar o setor do turismo e consequentemente, a economia.

Aproveitando a força do tradicionalismo na cidade a Prefeitura criou várias programações anuais como o Dia de Campo, que será no dias 3 e 4 de agosto no Parcão e vai eleger os casais que representarão o Município na divulgação da Semana Farroupilha, e eventos temáticos como Natal e Páscoa.

A próxima reunião sobre o assunto acontecerá dia 1 de agosto, na Sala do Servidor da Prefeitura, reunindo diversas secretarias da prefeitura e as entidades gaúchas da cidade. A intenção é acolher sugestões e formar uma comissão organizadora. Quanto à comissão, já foi previamente acertado que o secretário de Infraestrutura, Damião Ribas será o presidente e o secretário da Saúde, José Luiz Machado será o vice.