Empresário Darci Schineid realizou palestras na Prefeitura

99
Fonte: DECOM/ Prefeitura de São Borja

O empresário Darci Schineid, um dos 150 maiores empreendedores no Brasil, atualmente, e que adotou São Borja como sua cidade, realizou duas palestras aos são-borjenses sobre empreendedorismo, nas oportunidades também aproveitou para relatar um pouco da sua trajetória empreendedora. Na tarde de quinta-feira (11/07), Schineid falou a microempreendedores individuais (MEIs), na Sala do Servidor, na Prefeitura. Já na manhã de sexta-feira (12), a abordagem foi para servidores da Prefeitura, no salão paroquial São Francisco de Borja.

Uma das principais recomendações repassadas pelo empresário é que, na vida pessoal ou profissional, pública ou privada, as pessoas precisam “ter a coragem e a disposição de ousar, de encarrar desafios” Nesse sentido, como orientação básica, ele afirma que é preciso “fazer diferente, para fazer a diferença”. Citando sua experiência pessoal para justificar a afirmativa.

Darci Schineid chegou a São Borja nos anos 1980 para trabalhar como técnico na área de instalação de redes elétricas, indicado como diretor na administração do então prefeito Mário Weiss. Depois viria a prestar serviços na gestão do prefeito Luis Carlos Heinze, quando começa a despertar para ações empreendedoras fora do lugar comum. Pilotando uma motocicleta, começou a circular por municípios da região, ao mesmo tempo em que também começou a identificar demandas e potenciais a serem trabalhados.

A primeira iniciativa na área do empreendedorismo, já desligando-se do vínculo público, mobilizou a força de trabalho de 17 pessoas. Estava surgindo ali uma empresa que não nunca parou de crescer. As bases continuam assentadas em São Borja, desde o controle administrativo ao emplacamentos de veículos, mas os serviços na área de instalação de sistemas de distribuição de energia elétrica espalham-se, pelo Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí, já tendo atuado também em outros estados.

O empreendimento empresarial de Darci Schineid tem, atualmente, 1,8 mil servidores contratados. No Rio Grande do Sul, ocupara o 23º lugar no ranking empresarial e, nos últimos cinco anos, coloca-se como entre as 150 maiores do Brasil. “A revista Exame, especializada na área, tem mostrado nas suas páginas essa nossa trajetória”, comentou.

Outro conselho dado pelo empresário é que tanto empreendedores empresariais como trabalhadores ou profissionais autônomos não podem, nunca, parar de investir no próprio aprimoramento. Schineid ressalta que “o mundo moderno, marcado por avanços de comunicação, científicos e tecnológicos, exige atualizações permanentes”. Nesse sentido, destaca que “profissões, hoje tradições, podem mudar perfil e demanda em poucos anos, sendo indispensável que estejamos preparados para acompanhar a velocidade dessas mudanças”.