Depois de várias tratativas, discussões e análises de custos, o Sindicato Rural de São Borja decidiu suspender em 2018 a realização da Fenaoeste nos moldes tradicionais. Muitas soluções foram pensadas para evitar que isso acontecesse, mas a atual conjuntura econômica e o grande risco para realizar um evento desse porte acabaram sendo determinantes para essa decisão. Com as mudanças da Reforma Trabalhista, o Sindicato Rural perdeu a arrecadação da CNA, uma de suas principais fontes de renda.
“É tempo de se readequar e viabilizar novas receitas para o funcionamento da entidade. Seria uma irresponsabilidade arriscar numa festa, o futuro de uma instituição que tem seu foco na defesa de uma classe que produz e emprega!” afirmou o Presidente do Sindicato Rural, Rodrigo Bauer.
Bauer confirma, no entanto, a realização da Exposição Feira-Agropecuária de São Borja, com seus remates, julgamentos de animais, palestras e até mesmo alguns shows.
O Sindicato não descarta a possibilidade da Fenaoeste adotar o mesmo sistema de outras Feiras da Região como a Fenamilho (Santo Ângelo) e a Fenasoja (Santa Rosa), que acontecem de dois em dois anos.