Seja no período da safra ou ao longo do ano, os produtores rurais de São Borja enfrentam vários problemas relacionados aos serviços e fornecimento de energia elétrica na zona rural do município. Para debater a situação e procurar alternativas de sanar os principais problemas, o Presidente do Sindicato Rural de São Borja Rodrigo Bauer, junto com a diretoria da entidade e produtores, promoveram uma reunião na tarde desta quinta-feira, (12/7), com representantes da RGE Sul.
No encontro, os produtores rurais cobraram da concessionária a solução de problemas que atrapalham o funcionamento da lavoura, principalmente, na safra, quando as oscilações no fornecimento de energia elétrica são sentidos com mais intensidade. Hoje, um dos maiores prejuízos para a classe diz respeito a danificação dos transformadores e equipamentos, por conta da oscilação na voltagem, que chega na rede do produtor.
Os agricultores relataram, aos representantes da RGE Sul, prejuízos registrados nos últimos anos. Os problemas são muito parecidos: a energia diminui em alguns momentos do dia e quando o serviço é restabelecido, a alta tensão elétrica ocasiona a queima de muitos equipamentos.
Outra reivindicação da categoria é a falta de comunicação com a RGE. Pelo 0800 o atendimento é realizado por uma gravação eletrônica, que na maioria da vezes faz com que o cliente perca mais de 40 minutos na linha e sem solução. Eles pedem um canal de comunicação direto e eficaz. Os produtores alegam que em alguns casos mais de dez protocolos já foram realizados para resolver apenas uma questão.
A demora também acontece nas ligações de energia, gerando descontentamento dos agricultores.
A recuperação de consumo de energia e a burocracia, enfrentada quando ela é cobrada indevidamente também esteve em pauta. Hoje, são inúmeros processos contra a concessionária que cobra taxas excessivas e indevidas.
Os representantes da RGE Sul aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas pontuais e gerais dos presentes. Eles apresentaram um estudo detalhado dos investimentos que foram realizados em São Borja e quais são os planos a curto prazo da empresa.
Em relação aos atendimentos pelo telefone, uma das justificativas para demora no serviço é a troca de sistema que está sendo realizada pela RGE Sul. O presidente do Sindicato Rural, Rodrigo Bauer, destacou que esse diálogo é extremamente importante para que os problemas realmente sejam resolvidos.
Além disso, a entidade deseja estreitar esse relacionamento com a empresa, para que realmente os produtores sejam atendidos quando problemas forem registrados, principalmente no período do safra, onde são registrados os maiores prejuízos.