Até o dia 20 de dezembro, mais de 48 milhões de trabalhadores no mercado formal devem receber o décimo terceiro salário em todo país. O volume representa 57,8% dos 83 milhões e 300 mil brasileiros que serão beneficiados pelo pagamento, segundo informações do Ministério do Trabalho.
O pagamento da gratificação é feito em duas parcelas. A primeira, que deve ser quitada entre fevereiro e novembro, e a segunda, até o dia 20 de dezembro. Tem direito à gratificação natalina todo trabalhador com carteira assinada: os trabalhadores domésticos, rurais, urbanos ou avulsos.
O direito vale a partir de 15 dias de serviço. Também recebem o pagamento extra os aposentados e pensionistas do INSS. Só não tem direito ao décimo terceiro o empregado dispensado por justa causa.
Com este pagamento, serão injetados na economia mais 132 milhões, de acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A estimativa é que essa renda adicional recebida pelos beneficiados fique, em média, em R$ 2.251.