Em meio à crise política, o PMDB convocou uma Convenção Nacional para 27 de setembro visando voltar a adotar o antigo nome: Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Esta sigla que vigorou de 1966 a 1979 durante a ditadura militar.
O presidente do partido, senador Romero Jucá, há algum tempo defende a mudança de nome como uma forma de, segundo ele, modernizar a legenda, sem referência a partidos políticos. Jucá rebate críticas de que o PMDB estaria mudando de nome para se esconder.
Garante que apenas está havendo resgate da memória histórica. A proposta de mudança acontece no momento em que o partido enfrenta forte desgaste por conta de revelações de esquemas de corrupção, como o investigado pela Operação Lava Jato.
Paralelamente a este assunto, em São Borja, os militantes do PMDB se mobilizam para a realização de convenção municipal em 26 de agosto. O encontro será das 10h às 17h, na sede do partido, na rua Doutor Moraes, e terá como principal objetivo a eleição do novo diretório.
Também serão eleitos os integrantes de comissões internas do PMDB, além dos delegados à convenção estadual. Dependendo das negociações internas, o partido poderá ainda eleger a sua executiva, incluindo o presidente.