A equipe da Secretaria Municipal da Saúde realizou na Praça XV de Novembro, orientações relativas à prevenção do vírus HIV, causador da AIDS. Além de receber orientações, as pessoas foram convidadas a fazer testes gratuitos em relação a HIV e Sífilis.
A programação foi desenvolvida a propósito da passagem, hoje, do Dia Mundial Contra a AIDS. Recentemente a Secretaria Municipal da Saúde atualizou os números relacionados aos casos de Aids, em São Borja, antes do enceramento do segundo semestre de 2016.
Só no primeiro semestre deste ano o total de novos casos da doença no município é praticamente igual a todo o ano passado. Neste ano, de janeiro a junho, foram detectados 27 novos casos.
Até o momento em 2016 já foram diagnosticados 140 casos de sífilis e 49 HIV. Uma grande preocupação em São Borja em relação a Aids é com o contágio de recém nascidos.
Nove crianças nasceram de mães soro positivas, mas que através de acompanhamento correto tornou-se possível eliminar as chances de contágio. Em relação a Sífilis, já foram 25 as gestantes com a doença acompanhadas pela Saúde Municipal.