Usina de biomassa em São Borja será ampliada

2320
????????????????????????????????????

Já consolidada como o segundo maior empreendimento em arrecadação de ICMS no município, a usina termoelétrica de São Borja, a base de casca de arroz, está preparando expansão. A usina de biomassa, com capacidade de geração de 12,33 megawatts de energia, é desde o início do ano passado, de propriedade da Iguaçu Energia, grupo com matriz paulista e que atua em diversos setores de atividades.

Responsável pelo empreendimento em São Borja, o engenheiro Mário Fernandes, disse que a capacidade de geração poderá ser duplicada e até triplicada. Além da casca de arroz como matéria-prima, a previsão é utilização também de cavaco de madeira.

O material, nesse caso, deverá ser fornecido através da indústria de pallets a ser implantada no município, inicialmente com pinos da Argentina e que deve começar operações até o final do ano. Em relação à usina térmica, além da geração, faz distribuição e comercialização de energia elétrica em escala nacional.

No formato atual, o empreendimento gera 38 empregos diretos e mais de uma centena de vagas indiretamente. A usina está localizada à margem do BR 287 em terreno doado pelo município e cuja implantação foi articulada pela Agência de Desenvolvimento de São Borja.