O balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entidade que representa as concessionárias de automóveis, mostra que, se a comercialização de carros novos está em baixa, às vendas de veículos usados apresentaram uma reação no mês passado.
Entre carros de passeio, utilitários leves como vans e picapes -, caminhões e ônibus, as transferências de veículos usados tiveram alta de 8,6% em agosto, na comparação com igual período de 2015. Se comparadas a julho, as vendas de usados cresceram 4,8%.
No total, 985.900 veículos foram vendidos no mês passado, o que ajudou a moderar, para 2%, a queda do volume desse mercado desde o início do ano ante igual período de 2015. Nos últimos oito meses, os brasileiros compraram mais de seis milhões de veículos usados.
Para cada veículo novo, cinco usados são vendidos no País. Em São Borja a situação não é diferente. Enquanto algumas concessionárias de veículos zero quilometro enfrentam quedas nas vendas, o setor de usados registra crescimento no município.
Em algumas revendas consultadas o crescimento na comercialização chega a 30%. Apesar das dificuldades na liberação de créditos, os chamados garagistas conseguem condições diferenciadas no pagamento à vista.
Mesmo com essa retração os empresários ligados a concessionárias de veículos zero quilometro garantem que também estão buscando junto às fábricas melhores condições para a venda de novos.