Neste atual período de várias semanas sem chuva tem aumentado o risco e a ocorrência de incêndios e princípios de incêndio, principalmente em campos, em São Borja. Geadas frequentes também contribuem para secar a vegetação, estimulando as queimadas.
Os Bombeiros, que são acionados, confirmam que o maior registro de casos foi nesta semana, na periferia urbana, onde o fogo consumiu extensas áreas de campo e vegetação nos acessos à Ponte da Integração e propriedade do município. O comandante da corporação local de Bombeiros, sargento Élvio Pimentel, diz que também é comum fogo em lixo no fundo dos pátios, uma prática proibida e que sempre oferece risco, além de representar dano ambiental.
Fogueiras de festas juninas
O comandante local dos Bombeiros também lança alerta para as fogueiras deste período de junho. Para que aconteçam é necessário autorização ou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou do Pelotão Ambiental da Brigada Militar.
Quanto aos Bombeiros, o sargento Élvio Pimentel diz que podem atuar no acompanhamento, mas ele ressalta que o efetivo reduzido disponível deve ser priorizado para outras finalidades. Atualmente, o quartel de São Borja tem somente 18 bombeiros, metade do necessário, e ainda poderá diminuir esse quadro em três profissionais.