A Secretaria Municipal da Saúde recebeu nesta sexta-feira (22/04), 12990 doses para iniciar a vacinação contra gripe A no município. A partir de segunda-feira (25/04), a Central de Vacinas e as ESF’s do município estarão vacinando a população pertencente dos grupos de risco.
São considerados grupos de risco: crianças menores de 5 anos de idade; gestantes; adultos com 60 anos de idade ou mais; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; mulheres que pariram recentemente (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; populações indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Os moradores do interior do município poderão procurar também a Central de Vacinas, localizada no antigo Hospital São Francisco, a partir de segunda-feira (25/04). Quem não tiver oportunidade de vir para a cidade, poderá receber a vacina no atendimento itinerante, ESF 13, que percorre todo o interior do município, a partir do dia 2 de maio.
A influenza H1N1 (gripe A) é uma doença respiratória infecciosa causada por um vírus. O agravamento dos quadros pode inclusive levar ao óbito.
Fonte: Decom