Depois de mais de um ano de espera devido à pandemia, São Borja realizou, no final de semana, mais um Festival Ronda de São Pedro. Na noite de 24 e 25/9, na sede social do Centro Nativista Boitatá, já com a presença de público mediante protocolos, aconteceu a 29ª edição do evento.
O certame musical marcou o retorno de alguns ícones do nativismo. Entre eles estiveram Pirisca Greco, Nenito Sarturi, Analise Severo e Adair de Freitas, alguns deles também premiados. O grupo de avaliadores esteve formado por Gujo Teixeira, Odemar Gnegardt, Vantuir Cáceres, Marinez Siqueira e Amigo Souza. O grupo conferiu o prêmio principal para a composição ‘Poema pra quem é de campo’, de Daniel Silva e sua parceria. O mesmo trabalho também garantiu a Otávio Lisboa o destaque de Melhor Letra e a Frederico Cardoso, o de Melhor Melodia.
Analise Severo foi escolhida Melhor Intérprete e defendeu o 2º lugar do festival, com a música ‘Pai nosso’. Já Adair de Freitas ganhou o prêmio de 3º lugar com ‘Milonga, alma e coração’. A Música Mais Popular – As garras da fera -, de José Barbosa, foi interpretada por João Carlos Silva. ‘Tapera, campo e destino’, foi eleita como Melhor Arranjo, enquanto Renato Fagundes foi premiado como Melhor Instrumentista.
Texto e fotos: DECOM PMSB