Sindicato Rural orienta produtores a realizem antecipação do reajuste salarial 2018

435

O Sindicato Rural de São Borja está orientando que os produtores realizem uma antecipação salarial aos seus empregados, levando em conta a data de 1º fevereiro de 2018, no percentual de 1,87%, que corresponde à variação do INPC/IBGE de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2018. As negociações do Dissídio Coletivo ainda não foram concluídas.

O Assessor Jurídico do Sindicato Rural, Imar Santos Cabeleira, destaca que os produtores devem lançar esta antecipação em campo separado do salário base para fins de compensação futura.

“Uma vez aplicado desta forma teremos o salário reajustado em primeiro de fevereiro de 2018 que deve ser pago no início do mês de março”, explica Cabeleira.

O assessor jurídico diz ainda que o percentual deve ser aplicado na forma proporcional, caso o empregado tenha sido contratado ao longo de 2017. O reajuste pleno é somente para aqueles que trabalharam os últimos 12 meses.

O presidente do Sindicato Rural de São Borja, Viriato João Jung Vargas, está realizando as negociações com os representantes do trabalhadores rurais. Um proposta já foi apresentada e em breve uma contra proposta será encaminhada pela classe patronal.

Piso Regional

O Assessor Jurídico do Sindicato Rural ressalta que o Piso Regional ainda não foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mas o seu percentual não terá qualquer reflexo no reajuste dos salários e sim somente nos pisos da categoria