São Borja será referência na América através de novo serviço de meteorologia

71
Foto: Visita no dia (27/07) à Prefeitura dos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ariane Frassoni dos Santos e João Gerd, ambos doutores em meteorologia.

Consolidando tratativas que vêm sendo articuladas desde o ano passado, São Borja ativará serviço de previsões meteorológicas que será uma das referências em todo o continente americano. Na América do Sul, atualmente, esse serviço existe em Córdoba na Argentina, e Santiago no Chile. A iniciativa vai ser possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Borja e o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais – INPE, de São José dos Campos – SP.

Nos dias 04 e 05 de julho, haverá um encontro no campus local do Instituto Federal Farroupilha, detalhará a implementação do projeto. A unidade de previsão meteorológica funcionará no Departamento de Materiais (DM) da Prefeitura, na vila Cabeleira. Além de local para a
base operacional, a administração municipal garantirá o fornecimento de energia elétrica e internet.

O vice-prefeito Roque Feltrin, que vem coordenando os encaminhamentos desde o ano passado, ressalta que a nova unidade de serviços a ser ativada não será um apenas um serviço convencional.
“Com apoio técnico e complementar de várias instituições de renome internacional, será possível garantir, com maior antecedência e segurança, previsões de tempo estratégicas, o que significa benefícios de toda ordem” – destaca Feltrin.

A projeção é que com a ativação do serviço no município, São Borja e todo o Estado passarão a ter informações e orientações mais seguras para prevenir eventos de clima e tempo, como ventania,
temporais, precipitações de granizo, formações de geadas, secas ou grandes ocorrências de enchente, por exemplo. “Isso dá uma ideia da importância que a iniciativa representa para ações de prevenção da Defesa Civil ou para a orientação de produtores agropecuários” – ressalta Roque Feltrin.

Para o encontro no Instituto Federal Farroupilha são esperados representantes de prefeituras dos diversos municípios da região, assim como estarão presentes representantes de universidades e outras instituições de ensino. Unidades do Exército e o setor do agronegócio, setores também diretamente beneficiados, devem marcar presença.

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorEspecialidade
Próximo artigoTudo é Dança