Procura por material escolar está aumentando em São Borja

26

O preço do material escolar subiu em média de 1,02% no acumulado de 2018, consideravelmente abaixo da inflação, segundo aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE). Por isso, lojistas do setor em São Borja aguardam com expectativa as próximas semanas de vendas.

A variação do preço do material escolar entre janeiro e dezembro do ano passado ficou abaixo do Índice de Preços do Consumidor (IPC-S), inflação medida pela FGV/IBRE, que acumulou alta de 4,32% em 2018. Além disso, como as pessoas estão mais esperançosas com o desenvolvimento econômico em 2019, a tendência é de índices positivos.

O presidente da ACISB, Wolmi Oliveira, fala que fatores como ampliação de acesso ao crédito serão determinantes para os resultados. Diz ainda que a maioria das empresas do segmento está preparada, oferecendo lançamentos aos clientes.

“O empresário precisa ficar atento, pois o consumidor vai pesquisar bastante. Tenho certeza que todos irão conseguir índices positivos neste ano”, fala Oliveira.

Antecipar as compras, analisar a lista de material escolar da escola e evitar itens que fogem do tradicional, sobretudo no mês em que a procura por esses produtos aumenta, que é janeiro, são algumas dicas apresentadas por especialistas no setor para as compras.