Presidente do Sindicato Rural participa de encontro do programa LIDER

94

O presidente do Sindicato Rural de São Borja, Viriato João Jung Vargas, participou em Bagé do encontro do programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), desenvolvido pela Sebrae. Ele acompanhou apresentações de vários painéis, que abordaram temas sobre o desenvolvimento regional.

O LIDER teve início em abril de 2015 nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste. Em cada uma delas, grupos compostos por representantes dos setores público e privado e terceiro setor foram estimulados a elencarem as prioridades locais para, juntos, construírem um plano de desenvolvimento regional.

Toda esta caminhada foi orientada pela metodologia desenvolvida pelo SEBRAE em oito encontros de desenvolvimento grupal e planejamento. O trabalho teve continuidade em encontros bimestrais de acompanhamento e monitoramento de resultados.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, explica que a partir de agora, cada grupo, munido do seu Plano de Desenvolvimento, vai promover articulações locais a partir dos eixos estratégicos definidos como prioridade em prol do crescimento regional. “O LIDER é um grande trabalho de mobilização junto às principais lideranças regionais tendo em vista promover a construção de caminhos empreendedores e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento regional. A partir de agora, temos 126 líderes de 43 municípios”, sintetiza.

Vargas destaca “que é extremamente importante participar desses encontros, pois são apresentados assuntos relevantes e o programa LIDER é referência no país”. No LIDER fronteira oeste são abordadas as temáticas de Agronegócio; Energia; Indústria e Turismo.

O presidente do Sindicato Rural esteve acompanhando no encontro do líder regional Darci Schneid – Empresário, proprietário da Sirtec Sistemas Elétricos.