Pelo mundo

286
No Palácio Belvedere, em Viena, Cristiano, Deco e Felipe Almeida.

Viajar pela Europa é apreciar suas belezas naturais e arquitetônicas, arte e cultura, num continente riquíssimo em história, com roteiros que também priorizam o saber, absorvendo-se igualmente o charme e glamour do velho continente.

Com Cristiano Garcia e Felipe Almeida percorremos alguns países, numa viagem das mais gostosas e interessantes, em pleno verão europeu com suas ruas fervilhando de turistas.

Iniciamos a circulada por Amsterdã, um lugar onde a beleza e a serenidade convivem com esplendor. A elegância das casas seiscentistas à beira dos canais e a rica herança cultural de seus museus. A capital holandesa reúne ampla variedade de atrações para deslumbrar o visitante como seus extensos campos de tulipas.

Um olhar sobre Berlin é inevitável. Desde a reunificação alemã tornou-se um ponto turístico cada vez mais popular. Apresenta belas construções barrocas e neoclássicas, apresentando também a Ilha dos Museus, local de uma impressionante coleção de museus do século 19 e 20. Tudo é belo e moderno. Ao Sul da Unter den Liden, fica o Checkpoint Charlie, herança da cidade dividida durante a guerra fria pelo conhecido Muro de Berlin. Cidade com ares cosmopolita e pulsante.

Aterrissar numa das maiores cidades da Polônia também foi instigante. Cracóvia é encantadora, cativante e rica em história. A cidade desempenha importante papel na preservação da identidade nacional polonesa. Exibe lugares incríveis. É lá que está o museu de Shindler, e no seu interior, os campos Auschwitz I, o campo de concentração original, e Auschwitz II (Birkenau), patrimônio Mundial da Unesco. A cidade, terra de Chopin, também conta com a Chopin Gallery.

Visitar Praga, na República Tcheca é o que há de bom e impressionante. É uma grande e belíssima cidade ponto de cruzamento na Europa. Interessante e geradora de curiosidade com seus imponentes palácios barrocos, museus e uma de suas mais famosas atrações, a Charles Bridge, ponte toda de pedra, decorada com 30 estátuas em sua extensão e que rende ótimas fotos. O centro da cidade é de uma beleza cinematográfica por isso é considerada a mais linda cidade do Leste Europeu. E a Austria casa de Mozart, onde a música erudita transpira por todos os cantos não deixa de ser um inesquecível passeio. Viena com seu glorioso passado imperial tem um evidente charme. Tudo é bonito e atraente com sua fulgurante tradição musical, exuberante beleza natural e principalmente as maravilhas do vale Danúbio. De Roma que continua atraente decolamos para o Brasil.

Entre tantas atrações que se vê numa viagem internacional, além de se absorver conhecimentos diversificados na cultura, aprecia-se muita coisas boas. Encantador foi assistir no Teatro de Berlin o musical do famoso filme Ghost, uma coisa fora de sério. Deslumbrante e rico em história, o Museu do gênio Van Gogh em Amsterdã. Na Cracóvia é impressionante o Museu de Schindler e o campo de concentração de Auschwitz. Em Viena  pode-se assistir ao ar livre para uma multidão, a ópera de Giovanna D’Arco. Coisa comum entre os europeus.