Obras de saneamento básico avançam e chegam a 23 km de rede de esgoto

1285

O prefeito Farelo Almeida tem realizado constantes reuniões com a Corsan e um dos pedidos do chefe do Poder Executivo é agilidade nas obras. Atualmente a concessionária executou 23 km de redes de esgoto, nos Bairros Várzea e Passo, faltando 10 km para concluir a primeira etapa.

A contratação do serviço é de 33 km de redes de esgoto nesta primeira etapa, a Corsan conclui 70%, o restante da obra tem o prazo de conclusão até o mês de junho. A rede instalada é de tubos de 15cm e 40cm, de acordo com a Corsan os trechos mais difíceis de serem executados em função da profundidade, que em alguns casos ultrapassou os 4 metros, já foram executados.

Em fevereiro, a Prefeitura solicitou a Corsan que realize o serviço nas ruas que serão pavimentadas, são elas; a Rua Mário Cortez (entre Venâncio Aires e Dom Pedro I), Rua Castro Alves e Carlos Gomes (entre Mário Cortez e Tristão), Rua Tuiuti (entre Almirante Gonçalves e Júlio Tróis), Rua Leandro Aragom (entre Tuiuti e Campo Osório) e Rua Nicarágua (entre Pinheiro Machado e General Hipólito).

Inicialmente uma equipe executava a rede e outra fazia a instalação dos ramais, e como a execução de ramais é mais demorada acabou ocorrendo um atraso na instalação dos mesmos. Atualmente a instalação dos ramais se dá simultaneamente ao assentamento da tubulação. A expectativa da Corsan é de que em breve a diferença seja zerada e com isso os transtornos gerados pela obra diminuam, já que quando é concluída uma rede não será necessário retornar à mesma rua.

Provavelmente no mês de março a Concessionária estará realizando reuniões com as associações de bairros com o objetivo de esclarecer aos moradores como as obras estão sendo executadas. Informar sobre a importância da obra para a preservação do meio ambiente, bem como sobre as etapas já executadas e quais serão as próximas, condições para a realização as ligações intradomiciliares e outras dúvidas que venham surgir.

O prefeito Farelo Almeida ainda informa que a Corsan estará construindo as novas redes de água junto ao meio-fio, evitando maiores prejuízos no asfalto. O objetivo da Corsan para 2016 é concluir as obras de redes de esgoto no Bairro do Passo e Várzea, bem como, avançar para o Bairro Betim.

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja