Museus de São Borja receberam mais de 18 mil visitantes em 2015

1247

O ano de 2015, foi movimentado nos museus de São Borja. Conceituada pelo seu valor histórico e cultural, o município possui quatro museus que contam um pouco da história da cidade: O Memorial João Goulart, Museu Getúlio Vargas, Museu Ergológico de Estância e Museu Apparício Silva Rillo. Os quatro museus receberam juntos no ano de 2015, um total de 18.047 visitantes de vários lugares do estado, do país e até do exterior.

Foram 339 visitas de outros países, 1.495 visitas de outros estados, como Rio Grande do Norte, Paraná, Rio de Janeiro e Amazonas, 4.048 visitas de turistas de outras cidades gaúchas e 12.165 visitantes locais.

Os museus oferecem aos turistas a oportunidade de conhecer um pouco mais da da história de São Borja. No Museu Aparício Silva Rillo, o turista terá a oportunidade de conhecer um pouco da cultura indígena e missioneira, além encontrar um belo acervo que conta com estátuas de santos antigos e objetos religiosos. No Museu Ergológico de Estância, encontra-se um dos mais ricos acervos com a temática tradicionalista.

Lá o visitante poderá ver antiguidades da lida campeira como charretes, carroças, facas, máquinas antigas e outros objetos. O Memorial João Goulart foi restaurado em 2009, e abriga objetos da história de Jango e o Museu Getúlio Vargas que foi restaurado em 2015, conta com um acervo histórico da vida e carreira do ex-presidente Getúlio Vargas.

O prefeito Farelo Almeida destaca como positivo o grande número de visitantes na cidade, uma vez que demonstra a valorização histórica e cultural do município. Farelo lembra ainda, que os turistas ajudam no desenvolvimento do comércio local.

Os Museus estão abertos de terça-feira a sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, domingos e feriados em sistema de plantão.

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja