INTERAÇÃO É PALAVRA DE ORDEM

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Ser uma empresa ativa nas redes sociais era um diferencial de marketing há algum tempo. Hoje já podemos considerar um pré-requisito. Porém, encarar as mídias sociais como uma vitrine virtual e buscar apenas a venda é um dos maiores erros. Afinal, elas foram criadas com o intuito de interagir, então aproveite essa oportunidade de estar presente no dia a dia dos seus clientes.

As redes sociais são canais de comunicação muito importantes, que influenciam na maneira de pensar, falar, se relacionar e consumir. Para ter uma ideia, pesquisas apontam que 80% dos brasileiros possuem perfil no Facebook. E você sabia que muitos deles utilizam a busca dessa rede social tanto quanto a busca do Google? Por isso, independente do tamanho do seu negócio, ele precisa gerar conteúdo nessa e em outras mídias sociais também.

Tenha em mente que o seu consumidor está cada vez mais conectado. Seu negócio pode até não ter um perfil oficial nessas plataformas, mas é bem provável que seu produto/serviço esteja lá através de fotos e comentários, sejam eles positivos ou negativos.

Para ser uma empresa relevante nas redes sociais, primeiro é preciso entender que não existe mais online e offline. Uma ação realizada em um meio reflete automaticamente no outro. Além disso, não adianta fazer uma publicação a cada mês, é preciso constância. Mas o que postar? Seja uma marca/negócio interessante, compartilhe informações realmente relevantes para o seu público e não apenas tente vender. Responda sempre: um possível cliente sem resposta pode se tornar uma péssima propaganda. Inclusive, algumas redes como o Facebook já apontam o tempo de espera e a taxa de resposta das empresas. Provoque a participação dos usuários, faça perguntas e enquetes para entender cada vez mais o perfil do seu público.

Através da interação e dos dados que as redes sociais oferecem é possível alavancar seu negócio. Afinal, você realmente vai saber quem são seus fãs, o que eles fazem e do que eles gostam. Com base nisso fica mais fácil desenvolver estratégias e ações para transformar seguidores em clientes.