Intenção de Consumo das Famílias está crescendo

78

Desde o final do ano passado a Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB) está divulgado dados sobre as projeções econômicas para 2019. Até o momento, os números são positivos e mostram que aos poucos vai acontecer uma gradativa recuperação no comércio local.

Em fevereiro foi divulgada a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que mostrou que a confiança das famílias atingiu 89,2 pontos em fevereiro, alta de 27,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O presidente da ACISB, Wolmi Oliveira, disse que é possível apontar que o resultado mostra uma redução do pessimismo por parte das famílias gaúchas, que estão mais confiantes com a economia do País. Na pesquisa, onde é feita a avaliação que mede a segurança com relação à situação do emprego o resultado é a maior desde julho de 2017, e chegou a 113,0 pontos, 28,1% mais que o mesmo período de 2018.

“Esses índices confirmam nossas projeções, mas para que eles sejam realmente colocados em prática, precisamos que alguns fatores sejam levados para frente, como a reforma da previdência, por exemplo”, explica Oliveira.

A situação de renda dos gaúchos também foi um fator que teve alta: o índice é o melhor registrado desde abril de 2015, e neste mês chegou a 104,1 pontos, 43,2% a mais que em fevereiro de 2018. O presidente da ACISB destaca que este indicador pode ser considerado ainda neutro, nem pessimista nem otimista.

A inflação baixa e a melhora marginal no mercado de trabalho contribuem para o desempenho do indicador, concluí Oliveira.