H I P O C R I S I A !

85

A palavra do título é de origem grega, que quer dizer: Afetação de uma virtude; Impostura; Fingimento; Falsa Devoção – in Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira – 11ª Edição.

A colocação supra é pertinente se transportarmos para o sentimento do povo brasileiro. Nós não estamos fazendo uma afirmação de uma falsa virtude do país, apenas vamos fazer uma análise crítica do que a mídia – jornais, revistas e televisão – está dizendo a quem quiser ver, ler ou ouvir.

As pesquisas eleitorais apontam nesta terça feira, quem será campeão de votos nas eleições do próximo domingo – 07.10.2018

A luz dessa divulgação me quedei a pensar e tentar entender esse sentimento do brasileiro, que a meu minoritário entendimento é no mínimo um paradoxo.

Existe nas redes sociais, movimentos e notícias de que prospera um sentimento de “arrumação da casa” em todos os seguimentos sociais do país.

Todos os órgãos de classe, pregam alto e bom som que é necessário, imperioso que sejam eleitos em todos os níveis pessoas de “bem” e “ficha limpa”.

Essa a premissa maior.

Entretanto, as pesquisas que referi acima, apontam quais candidatos serão os mais sufragados. E entre eles encontramos: Renan Calheiros, Romero Jucá, Aécio Neves, Edison Lobão e Dilma Roussef.

Aliás, nessa pesquisa está grafado que o senador Aécio será o campeão de votos em Minas Gerais.

Então o eleitorado brasileiro é hipócrita, pois prega a condenação da corrupção e desvios de conduta dos membros das casas legislativas e por outro lado elege como salvadores da pátria, os nomes mais conhecidos como praticantes ou no mínimo envolvidos em falcatruas e malversação de dinheiro público.

Essa a premissa menor.

Como referido, a se confirmar esse prenúncio, estaremos diante de uma tremenda falta de virtude. Esta a conclusão.

Embora tudo isso confiamos no discernimento e sabedoria do povo brasileiro para que vote com consciência e dignidade, pensando no que é melhor para si, sua família, enfim para o povo.

É o que penso.

Outubro de 2018

Dr. Modesto Roballo Guimarães.

OAB/RS 21085