Famílias estão mais confiantes com cenário econômico

37

A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle estão deixando as famílias gaúchas mais confiantes. Os dados estão na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no mês de janeiro, que alcançou 86,5 pontos, com alta de 26,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é também o mais alto desde maio de 2015.

A Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB) confirma que esses índices se aplicam no município e a tendência de meses mais positivos para o comércio deverá se confirmar em 2018. O gerente administrativo da entidade, Alex Prado, fala que os empresários ainda não registraram os números que desejam em comercializações, mas a maioria considera que a tendência é de melhora.

“É possível observar que existe essa animação e expectativa entre todos. Acreditamos que isso vai acontecer na prática. Nós, quanto entidade, estamos organizados para apoiar à todos”, diz Prado.

A avaliação que mede a segurança com relação à situação do emprego também foi positiva, e em janeiro chegou a 109,9 pontos, com uma alta de 32,8% em relação ao mesmo mês em 2018. Esse avanço pode ser embasado no comportamento do emprego verificado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que mostra a geração de mais de 21 mil empregos formais entre setembro e novembro – número 17,3% maior do que no mesmo período em 2017.

Em relação a renda dos gaúchos, os valores também são melhores do que em 2018 – 101,4 pontos, 45,4% maior do que janeiro do ano passado, permanecendo em patamar otimista pelo quarto mês consecutivo. Na margem, o indicador teve leve recuo ao variar -0,2%.