Cresce o número de alunos na educação à distância em São Borja

126

As ferramentas tecnológicas de qualidade, aliadas a falta de tempo da maioria das pessoas, está fomentando a ampliação de um serviço em São Borja: educação à distância. É crescente o número de interessados por esse serviço no município.

Escolas da cidade estão oferecendo Graduação e Pós-Graduação com métodos on-line e apoio local, que acabam sendo determinantes para o crescimento do número de alunos. O professor responsável pelo Grupo Uninter em São Borja, Roberto Pires, diz que são muitos os benefícios oferecidos pelos curso à distância.

“Primeiro, que o aluno determina seu horário de estudo. Não precisa parar a vida e se deslocar até uma sala de aula. Por isso, quando o aluno estuda, aprende muito mais, pois está 100% focado naquele assunto”, explica Pires.

Pesquisas mostram que as empresas estão dando mais valor a profissionais formados nesses cursos, pois sabem que, se eles conseguiram o diploma, é porque realmente estudaram e aprenderam os conteúdos.

Um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância, de acordo com o Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enquanto o ensino presencial apresentou queda nas matrículas, a educação a distância (EaD) registrou o maior salto desde 2008.

Segundo os dados do censo, as matrículas em EaD cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Os estudantes de educação a distância (EaD) chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

O número de cursos no país também aumentou, de 2016 para 2017, passou de 1.662 para 2.108, o que representa aumento de 26,8% – maior crescimento desde 2009, quando o país passou dos 647 cursos registrados até 2008 para 844 cursos.

“Isso já não é mais o futuro, é o presente. A opção que as pessoas tem é se adequarem a realidade ou ficarem para atrás”, finaliza Pires.