Cresce a comercialização de veículos usados

57

A venda de veículos usados registrou leve alta de 0,76% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em São Borja esses reflexos estão sendo sentidos, puxados principalmente pelo acesso ao crédito.

Os veículos são divididos em 4 faixas etárias: seminovos (com até 3 anos de uso), usados jovens (de 4 a 8 anos), usados maduros (de 9 a 12 anos) e velhinhos (com mais de 13 anos). O empresário do setor automotivo, Pedro Machado, explica que existe uma procura crescente em todos esses segmentos.

“Os consumidores têm buscado mais modelos considerados usados maduros, com 9 a 12 anos de uso. Esta faixa etária, que era apenas a terceira mais procurada, ultrapassou os seminovos, e agora são a segunda preferida dos clientes”, explica Machado.

No total, a venda de veículos no geral (considerando automóveis, comerciais leves e pesados, motos e outros tipos de veículos) subiu 1,5% no trimestre, chegando a 3,32 milhões de unidades, contra 3,27 milhões no período anterior em todo o país.

Considerando automóveis seminovos e usados, o modelo mais vendido em março foi o Volkswagen Gol, com 63,2 mil unidades. Em seguida, aparecem os Fiat Uno, com 40,6 mil e Palio, com 38,5 mil.

Nos comerciais leves, a Fiat Strada  foi a mais comercializada, com 20,4 mil unidades, seguida por Volkswagen Saveiro  (15,4 mil) e Toyota Hilux (11 mil).