Continua a realização do Censo Agropecuário de 2017

47

O primeiro mês de coleta do Censo Agropecuário de 2017 já apresenta resultados. No total, 18 mil recenseadores em todo o Brasil já coletaram informações de mais de um milhão de estabelecimentos rurais, o que representa quase vinte por cento do total.

Até fevereiro do ano que vem, serão visitados outros quatro milhões e duzentos mil estabelecimentos. Esse é o décimo Censo Agropecuário do IBGE e as informações de 2007 serão usadas como referência para orientar a operação deste ano.

Até o momento, a região Sudeste é a que está mais adiantada, com 22,48% do total. Não estão sendo mais utilizados formulários de papel, as informações estão sendo coletadas totalmente por meio digital e monitoradas via internet.

O IBGE está utilizando GPS e imagens de satélites para dar precisão à localização dos estabelecimentos. Entre os dados coletados, estão a área do estabelecimento, produção, características do pessoal ocupado, uso de agrotóxico, entre outros.

As informações sobre a agricultura familiar também farão parte do material e a agropecuária será investigada por meio de pesquisa amostral. A previsão para divulgar o Censo Agropecuário de 2017 é de meados de 2018.