Como começar a correr – Esclarecendo algumas Dúvidas.

1213

A personal trainer Joele Andreola dá algumas dicas para quem que aproveitar o verão e começar a correr.

Pré-corrida
Antes de correr é necessário fazer todos os exames médicos, para verificar a aptidão aos exercícios físicos. Caso haja alguma restrição, ela deve ser vista com atenção ao planejar o estilo de corrida que o atleta irá realizar.

O planejamento da corrida envolve determinar dias e horário para se exercitar. Esses dados devem ser cumpridos rigorosamente, pois a disciplina é fator primordial em um esporte.
Outro aspecto que merece atenção no planejamento é referente ao ponto de saída e chegada. Ao impor o trecho que será percorrido, é fundamental que seja efetuado todo o percurso. Logo, conhecer os limites do corpo é imprescindível, pois o objetivo final é conseguir resultado de forma saudável, sem exageros.

Escolher o melhor caminho é muito importante, rotas que tenham subidas muito íngremes, estradas com buracos, e outras imperfeições devem ser evitadas. A maioria das lesões ocorre devido à infraestrutura do local da corrida.

Outro ponto relevante ao planejamento é escolher o vestuário correto para a corrida. Roupas curtas e largas são recomendáveis, pois o atleta com esse tipo de traje está mais a vontade para correr e essas peças auxiliam na ventilação do corpo, uma vez que a corrida aumenta a sensação de calor corporal. Além disso, calçar tênis apropriados, com amortecedores, ajuda na absorção de impacto, evitando lesões.

Durante a corrida
Os iniciantes devem sempre fazer pequenas pausas durante a corrida, aproximadamente dois minutos a cada quilômetro. Pois o objetivo principal é completar o percurso, sem tentar ultrapassar os limites do próprio corpo.

Pensando nisso, outra dica importantíssima, válida tanto para atletas profissionais e amadores, é sempre manter o corpo devidamente hidratado. Durante a corrida, é fundamental beber água, caso não beba, o corpo pode se desidratar, afetando consideravelmente o rendimento do atleta.

Evolução gradativa
Para que a prática esportiva traga resultados visíveis ao corpo, é necessário se exercitar com frequência, com total disciplina, em relação aos horários e a maneira certa de correr. Ultrapassar os limites do corpo é um erro, pois caso haja alguma lesão, mesmo que pequena, o atleta pode ter que suspender as atividades físicas por um considerável tempo. Por que correr esse risco?

A evolução do corpo é gradual. Logo, ao treinar, é importante aumentar aos poucos tanto a distância percorrida quanto o ritmo do exercício. De acordo com o atual perfil físico do iniciante há sugestões sobre como começar a correr. O ideal é ter contato inicial com um profissional de educação física, ele irá ditar a melhor maneira de correr, e principalmente, a distância inicial.

Instruções básicas (passo a passo)
Por sugestão, siga essas instruções básicas:
• Na primeira semana, apenas ande um percurso de 4 km, contando ida e volta.
• Na segunda semana, aumente a quilometragem para mais 1 km, tente correr durante 20 segundos e continuar caminhando. Faça isso o máximo que conseguir durante a caminhada.
• A partir da terceira semana, aumente gradativamente 1 km em sua caminhada.
• No intervalo de 6 meses, você estará correndo normalmente.
Dica: Caso não consiga aumentar conforme essa orientação, não há problemas, o importante é aumentar conforme o limite do seu corpo permite.

Falamos aqui algumas dicas de como começar a correr, porém é imprescindível realizar exames físicos antes de qualquer coisa, pois somente após a avaliação médica, autorizando a prática de esportes, é recomendado começar a planejar as caminhadas com um profissional habilitado.

Fonte: Jo Andrela – Grupo Bem Estar