Cassafuz quer garantir direitos aos autistas da cidade

418

Na última semana o vereador Valério Cassafuz (PDT) protocolou na Câmara indicação ao Executivo Municipal de São Borja com a finalidade de estabelecer direitos e garantias às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

Pela proposta de Cassafuz, o município assumiria o compromisso de executar ações para atender necessidades das pessoas portadoras deste transtorno.

Cassafuz lembra que, há mais de 40 anos famílias em todo país lutam pelos direitos de seus filhos com autismo e com esta finalidade foi criada a Associação Brasileira do Autismo (ABRA).

O objetivo da entidade é de promover congressos nacionais e internacionais, grupos de estudos e pesquisas, contribuição na construção de documentos para inclusão dos autistas na educação, nos serviços de saúde, assistência e do notável crescimento social no Brasil, um avanço na trajetória de lutas por seus direitos, informa ele.

A criação e a sanção de uma nova lei em nível municipal, ressalta, eliminará toda e qualquer forma de descriminação, reafirmando também todos os direitos de cidadania do público alvo. “A formalidade será importante para viabilizar direitos a um diagnóstico precoce, tratamentos, terapias e medicamentos, acesso à educação, proteção social (benefícios, cuidados e moradia), ao trabalho e previsões adequadas de serviços que lhes propiciem a igualdade de oportunidades aos autistas”, declara Cassafuz.