Campanha de Vacinação contra a gripe A começa dia 10 de abril em São Borja

110

O Ministério da Saúde definiu o calendário 2019 da Campanha nacional de vacinação contra a gripe A (vírus H1N1), com algumas alterações em relação ao ano passado. A orientação repassada à Secretaria Municipal de Saúde é de que, no Rio Grande do Sul, a campanha começará em 10 de abril e, nos demais estados do País, no dia 15.

Uma das mudanças, este ano, é que, inicialmente, serão vacinadas as gestantes, puérperas (as mulheres que deram à luz até há 45 dias) e as crianças. Em relação às crianças, a faixa etária abrangida está sendo ampliada em um ano – crianças de seis meses até os seis anos incompletos. Para essas três faixas da população, a aplicação da vacina se estenderá até 18 de abril.

Já em relação aos demais grupos abrangidos, a previsão é de que a campanha se inicie em 22 do próximo mês. Se forem repetidos os critérios do ano passado, também serão abrangidos idosos a partir de 60 anos, trabalhadores em Saúde, doentes crônicos, professores e pessoas recolhidas ou que trabalhem no Presídio Estadual.